Skip to main content

Aninha e Suas Pedras

Acusem-me de romântico, de idealista. Sentenciem-me no tribunal dos valores modernos. Não tem problema. Mas eu acredito no ser humano e na bondade. Eu acredito em projetos desinteressados. Eu acredito na felicidade. Eu acredito na amizade sincera. Eu acredito que dá para fazer o bem sem mandar a fatura. Eu ponho fé nos homens e mulheres de boa vontade.

Acredito nisso tudo não porque seja um santo, de alma pura. Quem o é? Escolhi, no entanto, ser alguém de alma leve, uma boa pessoa (ainda que leituras alheias possam ser diferentes), um bom professor (ainda que algum aluno deteste minha aula), um bom pai (ainda que eu não goste de limpar cocô), um bom filho (ainda que meus pais reclamem mais minha presença), um bom marido (ainda que minha mulher vez por outra reclame que sou folgado). Tento.

Por ter essa agenda há algum tempo, fico buscando compreender certas coisas que acontecem nesse mundo velho sem porteira. Por que, por exemplo, pessoas gastam tanto tempo tentando destruir a vida dos outros em vez de investir no crescimento e na reformulação da sua? Por que as pessoas empurram outras do penhasco, depois de um assalto? Por que as pessoas partem do pressuposto de que sempre há alguma tramoia contra elas, escondida nas coisas boas que lhes acontecem?

São perguntas minhas, de pura reflexão filosófica. As faço olhando da janela do meu escritório e vendo um harmonioso casal de araras voando. Uma poesia pictórica. Por falar em poesia, “Aninha e suas pedras”, de Cora Coralina:

“Não te deixes destruir… /ajuntando novas pedras e construindo novos poemas/Recria tua vida, sempre, sempre/ Remove pedras e planta roseiras e faz doces /Recomeça/Faz de tua vida mesquinha um poema/E viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir/Esta fonte é para uso de todos os sedentos/Toma a tua parte/Vem a estas páginas e não entraves seu uso aos que têm sede.”

A poesia é a deriva da língua. Por ela escapa-se do congelado, convocando-se novos e diferentes sentidos sempre. O mundo é outro na poesia. Cora nos convida a tomar as rédeas de nosso mundo. A cada um cabe remover as pedras, os travos, os entraves e reinventar-se. A cada um cabe cuidar de seu jardim, plantando rosas que perfumarão a estrada. Por que deixar as ervas daninhas tomar conta? Se a escolha é entre fazer doce ou queimar o assado, por que não se lambuzar?

Recomeçar é uma palavra-chave num mundo movente. A mesquinhez é opção e, diga-se, uma triste opção para quem pode escolher a alegria. Como diz a poetisa: é possível fazer poesia da mesquinhez. Dá para ajudar o sol a aparecer, empurrando a nuvem negra sobre a cabeça, soprando com o vento da alma leve. A vida só faz sentido se habitarmos as memórias boas dos que conosco convivem. Urge fazer com que alguém saia de um encontro conosco, por mínimo e banal que seja, melhor do quando chegou.

Se é difícil para você pensar assim, se você já jogou a toalha no tatame da vida, paciência. Lamento muito por você. Mas a fonte é para todos. Toma a tua parte e não entraves o seu uso aos que têm sede. A vida é bela demais e só uma. O sorriso da minha Aninha e da minha Marininha são o atestado diário de que um mundo feliz existe. Basta vivê-lo. Sempre, sempre

Sérgio Freire

Comments

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos