Skip to main content

Antes de Casar




O especialista em casamento, John Gottman, pode sentar-se com casais recém-noivos por 15 minutos ou menos e prever, com 94% de sucesso, a probabilidade de o casal ser feliz ou extremamente infeliz e divorciado.

Qual é o seu segredo? Como ele faz isso? Ele diz que a chave para o sucesso do relacionamento não está em jantares à luz de velas e não é encontrada em viagens à Paris ou passeios a cavalo de carruagem sob o céu ao luar. Não é encontrada dando ao seu parceiro um presente diferente a cada duas semanas. Não é encontrada durante longas caminhadas na praia. 

Gottman diz que o fator mais importante para um casamento feliz é: A ATENÇÃO. Pequenos momentos de atenção positiva. 

Quando ouvi isso lembrei de minha mãe. Relembrei quando tinha 6 anos e ela me disse que eram as pequenas coisas que faziam a grande diferença.

E quando olho para trás, quando meus pais falharam no casamento, vejo que foram essas coisinhas que tornaram-se inexistentes. E se você está assistindo isso agora, eu sei que está refletindo sobre o passado, porque é muito comum hoje em dia no mundo, que nós consideremos essa atitude uns com os outros como algo normal.

Nós não sabemos o que temos até que perdemos. Nós perdemos contato com aqueles que significam muito, descuidando de coisas que são tão pequenas. Então olha, se você quiser reservar uma limusine, com uma animada banda mariachi, para levar seu amor em um passeio de helicóptero, está tudo bem. Mas eu preciso te dizer que nada disso se compara a dar o seu tempo e atenção exclusiva.

Porque o amor duradouro, como disse Gottman, está em todas as pequenas coisas. Trata-se de olhar para o seu parceiro e dizer: "Eu amo o jeito que seu cabelo fica de manhã". É enviar uma mensagem inesperada dizendo "Sinto sua falta" para dizer a eles que estão em seu coração e em sua lembrança.

É sobre quando eles te ligam durante o dia: Sua voz se ilumina como um sonho se tornando realidade? Ou o seu tom de voz soa como se você tivesse coisas melhores e mais importantes para fazer? 

É sobre escolher o elogio ao invés da censura. É sobre segurar a mão quando você sabe que eles estão com medo, e você também pode estar, mas ainda assim você diz: "Eu estou aqui, tudo vai ficar bem". É sobre dar pausa no seu programa predileto para que eles possam falar sobre o dia deles.

É sobre dar apelidos engraçados. É sobre reparar um novo penteado. É sobre a maneira engraçada como os lábios deles se movimentam quando sorriem. É sobre as coisas simples, como lembrar que não importa o quanto seja difícil, ou o quanto você discuta, vocês estão no mesmo time!

É sobre a simples satisfação de assistir a um filme abraçadinhos na cama. É o beijo gentil na testa. É sobre o olhar trocado na mesa durante o café da manhã. Onde, devido à luz que os atingem em um determinado ângulo, você percebe um tom ou uma textura diferente em seus olhos. 

É sobre aqueles abraços apertados por trás. É sobre escolher ser gentil ao invés de estar certo o tempo todo.

São os pequenos gestos que demonstram, que eles são verdadeiramente valorizados. 

Não é sobre estar vestido elegantemente numa danceteria, porque a dança lenta na cozinha vestindo calças de moletom é muito melhor. 

É sobre sermos esquisitos juntos.

Não é sempre sobre fazer o coração derreter. Trata-se de pegar outro copo de água quando você pegar um para si mesmo. 

E sim, eu tenho consciência de que com tantos casamentos incríveis de celebridades, para algumas pessoas, tudo isso pode soar como insignificante. Mas se o seu parceiro não se sentir visto, apreciado ou ouvido sem o medo do julgamento, então que tipo de relacionamento você tem? 

Diz-se que três bilhões de pessoas no mundo vão dormir hoje à noite com fome e há 4 bilhões que vão dormir com fome de uma única palavra de amor e apreço...

Se você tem um companheiro, pessoa querida ou amigo que esteja desnutrido, por favor, ouça: Eu quero que você o alimente com pequenos atos de amor e atenção.

E agora é um bom momento para começar.




BEFORE YOU GET MARRIED
Texto de Richard Williams [Prince Ea]

Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos