Skip to main content

Emagrecer... A Alma


Fui almoçar num restaurante simples. Olhei e vi na mesa um adoçante. De repente me dei conta da onipresença do discurso light. São revistas falando em ser esbelto, clínicas lotadas de gente para lipoaspirar. A sociedade conspira a favor da magreza.

Havia na mesa ao lado um casal. Ele, vermelho de raiva. Ela, azul de fome. Haviam chegado há algum tempo e nada da comida. A cada minuto, o vermelho espumava e reclamava por causa da demora de sua carne. Teve uma hora que se zangou e mandou cancelar tudo e trazer a conta, xingando a garçonete. De repente, a carne chegou. Ele reclamou que já não era sem tempo. Depois, reclamou porque foi servida numa tábua. Por fim, reclamou porque estava mal passada. Tudo em num showzinho ridículo. Foi aí que eu fiz a conexão: tem suco light, maionese light, chocolate light. Mas não vejo ninguém fazendo a mesma pressão para generalizar outro tipo de dieta igualmente necessária: a pessoa light.

Muitos fazem tudo para ser magro. Poucos se esforçam para ser leve. Tem fininho de 45 quilos que é um chumbo de grosso. Essas pessoas vivem se queixando da perseguição contra elas. Nessa reclamação, nem se dão conta de sua arrogância e prepotência. Têm certeza que o universo gravita em torno de seu umbigo. Não perdem a chance de ser maldosas, com piadinhas e fofocas sobre os outros. Não conseguem ver graça em nada, não relevam as chatices comuns do dia-a-dia, levam tudo muito a sério. Igual ao cara vermelho da mesa ao lado. Os pesos pesados de alma patrulham os outros nos seus gostos e ações, censuram tudo e todos. Eles são pesados porque carregam as dores do mundo nas costas. São da pesada.

Como se já não bastasse a violência, a fome, a miséria, o calor e o Sabino eleito, ainda temos que ouvir a rudeza de gente como o cara vermelho da mesa ao lado. Gente sem a menor vocação para o sorriso. Levar a vida na boa é algo sem serventia para as almas pesadas. Perguntam como é que alguém pode achar prazer em coisas sérias como o trabalho e a família. Não compreendem como é que se vive sem criar problemas, sem armar barracos e sem gritar com quem lhe presta serviço, quem sabe menos ou quem pode menos. É, porque os pesos pesados de alma são covardes. Só se metem com os mais fracos, mas se borram diante do chefe.

Proponho uma campanha: a do selo pessoa light. Nossa seriedade não se perde se formos mais bem-humorados, se nossos espíritos andarem desarmados. Respeitabilidade e leveza combinam, a despeito do que pensam os obesos de alma. Precisamos exercitar o agir com leveza, sem sofrer com a vida, e ter mais jogo de cintura, de respeito ao próximo. Se nós não deixarmos para sofrer por aquilo que é mesmo trágico e passarmos a vida se maldizendo por causa dos pequenos incômodos cotidianos fica impraticável viver em sociedade.

Todos nós passamos nossos baixos: dor de amor, carteira vazia, angústia existencial. Daí soterrar os outros com seu peso particular já é demais. Segure as pontas e emagreça onde precisa emagrecer: na alma, no espírito, no humor. O mundo fica horrível cheio de homens vermelhos reclamando da carne na mesa ao lado.

Sérgio Freire

Comments

  1. Muito bom.

    A dieta da alma: Reduzir a zanga, a discussão inútil, a reclamação exagerada, o perfeccionismo para com os outros, ...

    ReplyDelete
  2. Mas este artigo não teria sido feito se não houvesse estes gordos da alma. Eles nos ensinam como é ser do jeito que são para que os que já estão em um nível de percepção avançado consigam aprender que este comportamento não cabe mais nos dias atuais. Estes gordos da alma ainda tem um caminho maior a percorrer que os que já tem consciência desta situação. Pratiquemos nós a leveza da alma, principalmente próximo a estas pessoas, para que elas vejam com os próprios olhos que é possível resolver os problemas de uma maneira mais leve: Pedir desculpa quando tiver errado; dizer que é uma questão de ponto de vista; se todos forem para o mesmo lado, o barco afunda,... Estas pessoas testam inconscientemente nossa visão light da vida... Será que conseguimos viver de maneira light com estas pessoas? ou só sabemos viver light com pessoas light???

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos