quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aprenda o Bem Com Quem te Faz Mal



Sabe aquela pessoa que te enche, te espezinha, te amola, te irrita, te dá vontade de gritar e ter um treco?

Quem diria...

É seu mestre.

E aquela outra, que te sacaneia, te rouba, te decepciona, te prejudica?

Também é seu mestre.

Em algum livro budista, li certa vez sobre esta ideia e decidi colocá-la em prática. Escolhi uma pessoa chatérrima, mas com quem era obrigada a conviver, e comecei a treinar. E não é que deu certo?

“Esta chata é minha mestra! Esta chata é minha mestra... com ela aprendo a ser paciente”.

Algum tempo depois, eu já conseguia rir das idiossincrasias da Chata, e rio até hoje, porque finalmente fui capaz de gostar dela como ela é. E, quando ela, de novo me irrita, já não sinto culpa nem maltrato meu fígado, deixo a irritação chegar e ir embora, enquanto o dia segue. A Chata é chata mesmo, fazer o quê?

E então a vida me trouxe a oportunidade de ajudar um Bicho Papão por quem já tinha nutrido péssimos sentimentos: a turma da raiva, do ressentimento, da mágoa, da rejeição. No começo, o ajudei em nome de minha própria consciência, porque levo a sério a empreitada de tentar ser uma pessoa melhor...

Mas aos poucos o Bicho Papão foi se humanizando e deixando vir à superfície suas fragilidades, carências, limitações e até mesmo suas ingenuidades, coisa que nunca imaginei que um Bicho Papão tivesse! Um dia me dei conta de que as dificuldades que ele estava passando eram também uma porta que se abria diante de mim para uma escola muito especial, onde pude aprender sobre o perdão.

Olho à minha volta e vejo professores de tudo; de paciência, de gentileza, de generosidade, de alegria, de desapego, de humildade... E entendo que, se eu dormir na aula, pior pra mim.

Fernanda Dannemann

2 comentários:

Anônimo disse...

A ex do meu esposo e muito baraqueira e sempre que me ver quer brigar comigo o que fazer?

Anônimo disse...

A ex do meu esposo e baraqueira e quando me ver que brigar o que fazer cm essa louca?