Skip to main content

Autoconhecimento

Tudo o que recebe atenção cresce.

Se você direcionar a atenção para situações e emoções negativas, elas tomarão vulto em sua consciência. A consciência é o conjunto de tudo aquilo em que prestamos atenção.

Algumas pessoas têm a atenção desviada pelos problemas cotidianos, situações negativas que, isoladamente, parecem insignificantes, mas que, somadas, são suficientes para sobrecarregar a consciência. Todos os dias os psiquiatras atendem pacientes nessas condições, que se queixam de depressão moderada e ansiedade. Nunca irrompem numa crise, mas não conseguem canalizar as energias satisfatoriamente.

Quando conseguimos nos concentrar em um objetivo, damos um passo importante em direção à saúde. Objetivos definidos de vida - ter uma profissão, uma família - mantêm as pessoas vivas, e o corpo responde a eles com vitalidade. Aqueles que têm um objetivo concreto acordam todos os dias com grande disposição.

No entanto, quando o projeto que têm em mente fracassa, quando chega a hora da aposentadoria ou quando um membro da família morre de repente, a depressão ou a doença se instala.

A longo prazo, a excessiva concentração de energia os deixa vulneráveis, porque sua consciência flui em um canal estreito. E o rio da vida segue cursos variados.

O estado de atenção superior vai além de objetivos. Ele não é estimulado pelas circunstâncias nem perturbado pelas crises do dia-a-dia. A paisagem interior é serena e, acima de tudo, plácida. Requer a mesma atenção para o descanso e para a atividade.

Portanto, a consciência é equilibrada, vital e ampla. Aqueles que atingem esse estágio são tranqüilos e sensatos. E seu efeito sobre os outros é relaxante. A calma que eles transmitem está muito próxima da sabedoria, é o verdadeiro alicerce da saúde e vem do autoconhecimento.

Aqueles que já experimentaram o autoconhecimento sabem que ele não tem preço. Não há poder no mundo que se iguale ao poder conferido pelo autoconhecimento. Ele desencadeia atitudes positivas o tempo todo.

Resistir aos pensamentos negativos é apenas mais uma maneira de prestar atenção neles. Tudo o que recebe atenção cresce.

Eis o que Krishnamurti diz sobre a inutilidade de lutar contra padrões de pensamentos negativos:

Não é bom tentar polir a estupidez, tentar ficar mais inteligente. Primeiro, devo saber que sou estúpido, que sou idiota. A simples consciência de minha estupidez me livra dela.

Ao dizer "Eu sou idiota" você estará se mostrando observador; não será mais um idiota. Mas se resiste ao que de fato é, então sua estupidez persiste.

Neste mundo racional, a glória é ser muito inteligente, muito esperto, muito complexo, muito erudito, mas a erudição não tem nada a ver com inteligência. Para vermos as coisas como elas são, para entendermos o que realmente somos sem nenhum conflito precisamos da estupenda simplicidade da inteligência.

O que Krishnamurti quer dizer é que a atenção é mais poderosa quando inocente, livre de condicionamentos.

E só o autoconhecimento torna isso possível. A consciência interior gera saúde porque é vital. Basta olhar para o aspecto radiante de uma mãe diante do primeiro filho e as brincadeiras de uma criança feliz para reconhecer seu poder.

Nossa natureza mecânica nos mantém paralisados. Nossa verdadeira natureza - nossa essência, nossa inteligência - não pode nos ajudar se não prestarmos atenção a ela. Aquilo que não recebe atenção não cresce.

Quando a atenção é adequadamente canalizada - sem agitação nem esforço - o autoconhecimento surge. Ele abre o canal pelo qual o cérebro torna o corpo sadio. Sem estardalhaço, um tipo simples de inteligência se faz sentir em todos os aspectos fisiológicos.

Na presença da atenção serena, sentimentos como raiva, medo, desconfiança, cobiça, culpa, intolerância, ansiedade ou depressão desaparecem como tigres de papel. Mas há verdadeiros tigres a combater antes que isso aconteça.

Quero frisar que é inútil lutar contra os pensamentos negativos. Esse é o ponto de partida de todas as estratégias para gerar saúde.

Deepak Chopra

Comments

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos