Skip to main content

Coisas que eu sei (tão poucas...)

Eu quero ficar perto de tudo que acho certo
Até o dia em que eu Mudar de opinião
A minha experiência, meu pacto com a ciência
Meu conhecimento é minha distração...

[Buscar a proximidade com o que se acha certo, é não abrir mão de valores, independente da "correnteza" ou do que é vendido como certo. É acreditar em sua voz interna, respeitar a do próximo e não aceitar a culpa por sua atitudes - quando internamente fundamentadas.
O pacto com a ciência revela, juntamente com a experiência, os valores que podem ser facilmente moldados a personalidade de um grupo onde cada indivíduo perde a sua característica maior: a individualidade. Daí, atribuir ao conhecimento uma forma de distração seria dizer que mesmo nos momentos de lazer, não precisamos nos tornar vazios ou fúteis...]

Coisas que eu sei...
Eu adivinho sem ninguém ter me contado
Coisas que eu sei...
O meu rádio relógio mostra o tempo errado: Aperte o Play...

[Vagamente afirmar o que se sabe é uma forma de admitir que nada se conhece - ou muito pouco pela sede de buscar mais. E essa busca não está limitada por cercas de arame farpado. Não precisa ser uma busca de conhecimento externo - Parece muito mais uma busca interna. Sendo este o ponto de partida, tudo fica mais fácil.
Advinhar desta forma mostra claramente aquele "sexto sentido" que insistimos em negar ou sufocar dentro de nós. Por vezes é a nossa razão quase totalmente sufocada pela emoção. E porque não ouvimos com regularidade, perdemos o dom de ouvirmos a nós mesmos. Essa deveria ser a primeira escuta do dia! Não para fechar-se ao mundo, mas porque ninguém nos contará nada.
E porque não nos ouvimos, insistimos em ver um tempo que já aconteceu sendo mostrado em nosso relógio. Voltamos ao passado buscando aqueles minutos que não mais voltarão. Não podemos mais viver nesse tempo. Ele existiu, foi bom mas precisamos voltar ao presente e apertar o PLAY onde está nossa vida agora.]


Eu gosto do meu quarto; do meu desarrumado
Ninguém sabe mexer na minha confusão
É o meu ponto de vista, não aceito turistas
Meu mundo tá fechado pra visitação...

[E quem não gosta do que vê em si mesmo? Podemos não admitir, mas nosso ninho é o lugar mais confiável depois do ventre de nossas mães. Percebê-lo desarrumado - ou deixá-lo assim propositadamente - é uma forma de admitir que precisamos mudar, afinal, quem mais poderia nos arrumar senão a nossa própria consciência? Já ouvimos e é um fato: ninguém muda se não quiser.
Perceber o ponto de vista e não aceitar pessoas passageiras por nossa vida é também uma posição corajosa. Quantas vezes permitimos a entrada de turistas para que possamos afastar a sensação de solidão que nos invade no meio da multidão? Quantas vezes empregamos errado a palavra "amor" porque estamos cheios de alienígenas em nossas vidas?
Feche-se! Proteja-se! Saia da vitrine! Você não precisa ficar exposto como um objeto fácil de ser visto e manuseado! Você tem valor! Não permita ser comprado - ou simplesmente furtado - da prateleira para ser descartado na próxima saída de bar ou esquina da vida... ]


Coisas que eu sei...
O medo mora perto das idéias loucas
Coisas que eu sei...
Se eu for, eu vou assim não vou trocar de roupa: É minha lei...

[Tão pouco o que sabemos...
O medo é a arma dos... fracos? Não, dos fortes! Não é pecado ou sinal de fraqueza sentir medo. A idéia da loucura ligada ao medo, mostra a ponta de um extremo indo a outra exatamente do lado contrário. O medo pode ser a âncora que te impede de tomar os rumos de sua vida, de tomar uma atitude louca: Começar de novo!
O importante é ter uma coisa: Se decidir mudar, não invente colocar uma "roupa" mais adequada antes. Vá do jeito que está. Com a única roupa que veste o seu corpo. Existem momentos em que fazer as malas pode ser doloroso demais por fazer você levar consigo um monte de tralhas que só te atrapalharão. Deixe a dor de lado...]


Eu corto os meus dobrados, acerto os meus pecados
Ninguém pergunta mais depois que eu já paguei
Eu vejo o filme em pausas, eu imagino casas
Depois eu já nem lembro do que eu desenhei...

[Conhecemos alguém que amadureceu no amor? Ou tendo uma vida cheia de "alegrias"? Driblar as dificuldades da vida nos torna fortes e mais propensos a cometer nossos próprios pecados. Não os pecados que prejudicam os outros, mas os pecados que fazem parte de nossos agrados pessoais - os nossos erros que nos fazem olhar pra trás e observarmos: erramos, mas corrigimos e fomos em frente sem cometer o mesmo erro. Crescemos a cada dia!
Ver a vida em pausas não adianta muito. Quem pediria um minuto para responder depois de ouvir um "eu te amo" sincero e tão esperado? Quem pediria licença para avaliar situações cotidianas delicadas? Não temos tempo para pausa. O que nos facilita é a coerência. Ela nos faz manter uma única linha de atitudes, que no conjunto, formarão nosso caráter e nos aproximarão dos mais parecidos conosco - respeitando os diversos que não interferirão em nossas vidas.
Observar tudo em pausa pode também fazer com que percamos o foco. Não lembrar de nossos desenhos, nossos projetos, é viver ao sabor da maré... do vento que ninguém sabe de onde vem e nem para onde vai. Certamente, essa é uma lamentação que não precisamos.]


Coisas que eu sei...
Não guardo mais agendas no meu celular
Coisas que eu sei...
Eu compro aparelhos que eu não sei usar: Eu já comprei...

[Tão pouco o que sabemos...
Libertar-nos da ansiedade é não guardar nada com a expectativa negativa da dependência.
Manter uma lista enorme de pessoas esperando o contato, em vão, de uma só. Uma especial. Ela acaba se perdendo na multidão de nossos registros, no meio de nossas conversas vazias e das luzes piscando regadas a bebidas que nos tiram da realidade...
Tão pouco o que sabemos...
E o pior, é trazer para nosso meio coisas que não nos servem. Andar em grupos que roubam nossa individualidade. Abrir nossas mentes e admitir coisas que não nos preenchem... Um dia já fizemos isso, mas hoje não... Não mais...]


Ás vezes dá preguiça...
Na areia movediça quanto mais eu mexo mais afundo em mim
Eu moro num cenário do lado imaginário eu entro e saio sempre quando tô a fim...

[Tão pouco o que eu sei.... tudo por causa da preguiça...
Considerar-me um buraco cheio de lama certamente não é a melhor das comparações. Pois se assim o fazemos, corremos o risco de não enxergar o que acontece conosco. A lama turva nossas idéias e atinge nosso poder de observação. Afundamos dentro de nós mesmos pela depressão criada no enorme buraco que a cada dia cavamos por viver uma vida que não é nossa.
Para completar o desespero, nos vemos de fora de nosso próprio corpo na vã tentativa de acreditar que aquela não é a nossa vida. É apenas uma peça, fruto de minha imaginação. E os raros momentos de imersão não nos permitem fazer com que possamos tomar as "rédeas" da situação e administrar nossas próprias vidas. Pois só quando estamos a fim, nos dedicamos a nós mesmos. Vivemos mais a vida dos outros, do que a nossa...]


Coisas que eu sei...
As noites ficam claras no raiar do dia
Coisas que eu sei...
São coisas que antes eu somente não sabia... Agora eu sei! Agora eu sei!

[Tão pouco o que sabemos...
Uma conclusão óbvia se não fosse por um detalhe: ainda vivemos a noite mesmo com o nascer do sol. Nossa opção em não abrir os olhos e observar mais longe, diante do costume que a escuridão nos impõe.
Tão pouco o que sabemos...
Na doce e amarga tentativa de acharmos uma desculpa, tentamos acreditar que somente não sabíamos... Seria fácil acreditar, se não tivéssemos sentido... a dor... a perda...
E como se o final já fosse o previsto: Agora, mas só agora, sabemos. Entendemos. Mudamos...]


Coisas Que Eu Sei [Danni Carlos]

Alexandre Barreto

Comments

  1. The Best...!
    Gostaria de comentar cada linha, mas ficaria um comentário maior que o texto.
    [...]Manter uma lista enorme de pessoas esperando o contato, em vão, de uma só. Uma especial. Ela acaba se perdendo na multidão de nossos registros, no meio de nossas conversas vazias e das luzes piscando regadas a bebidas que nos tiram da realidade...

    "Se Ela carinhosamente se fizer presente não se perderá da nossa lembrança e nem do nosso coração, nunca!"

    [..]Na doce e amarga tentativa de acharmos uma desculpa, tentamos acreditar que somente não sabíamos... Seria fácil acreditar, se não tivéssemos sentido... a dor... a perda...
    E como se o final já fosse o previsto: Agora, mas só agora, sabemos. Entendemos. Mudamos...]

    Não somos obrigados a mudar. Temos que ter somente a consciência do
    que fomos, do que somos, e do tipo de pessoa que queremos ser...
    Quando nos damos conta de que super-valorizamos pessoas pequenas e suas atitudes pequenas, perdemos nossas identidades e achamos que devemos mudar
    Somos o que somos!
    A pessoa que fomos criados pra ser.
    Não devemos mudar!

    Beth

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos