Skip to main content

Virtual? Não, obrigado.

O grande problema da relação na internet é que ela é injusta com quem procura uma relação de verdade. Nela, ninguém precisa contar seus próprios defeitos. As pessoas podem ser exatamente aquilo que você procura, porque em sua grande maioria, estão ali só para um divertimento eventual, uma fuga do mundo, e principalmente, fugindo de um compromisso real. Isso chega a ser desleal com quem é feito de carne, osso e defeitos...

Não existe nada de errado em conhecer alguém pela internet. O grande problema é permanecer numa relação que não tenha futuro, ou que somente acontece pelo meio chamado virtual. Afinal, quem trocaria 7 relações virtuais com palavras bonitas por uma única relação onde se enfrentam problemas, dores e o mundo real?! Bem, eu enfrentaria!

Também não acredito que relacionamentos pela internet sejam virtuais. Seriam virtuais se nos relacionássemos com máquinas ou computadores - e a ciência está quase chegando lá. Mas se do outro lado tem uma pessoa, o que há de virtual nisso?!

Alguns relacionamentos virtuais nos roubam momentos, prazeres e alegrias reais com pessoas de verdade. Deixamos de tentar com nosso corpo e alma porque temos a fuga para a internet. Sabemos que ao chegar em casa não precisamos mais beber ou nos drogar, teremos alguém do outro lado da tela do computador ou do smartphone que será a pessoa perfeita, até o momento em que um dos dois tente chegar no mundo real.

Relacionamentos virtuais são assim: Você tem um só, mas quem garante que aquele que está contigo só tem você?! Se na internet podemos ser quem quisermos e a quantidade de relações está intimamente ligada com o tempo disponível que temos, porque não conhecer "pessoas novas" enquanto o outro está ocupado?! E a internet facilita bastante: chats em sites com pessoas do mundo inteiro, programas que prometem encontrar seu par perfeito, aplicativos para traição em segredo. Resumindo: relacionamentos virtuais são capazes de provocar estragos e traições bem reais.

O fato é que relacionamentos virtuais geram envolvimentos, vícios e expectativas que podem acabar com relações reais. Deixamos de tentar salvar o que é real, em detrimento de uma promessa clichê copiada e colada para tantas pessoas.

Pela internet todos são fortes, felizes e bem sucedidos. Ninguém chora ou fracassa. Encontrar alguém que esteja disposto a revelar suas fraquezas, defeitos e que chore do seu lado no mundo real, não é encontrar alguém fraco. É encontrar alguém forte o suficiente para ter coragem em se demonstrar humano. Fraco mesmo é quem se esconde atrás de um teclado.

Se a verdade fosse um defeito, não existiria a mentira. A verdade é o escudo que te protege do mal. Só consegue praticar a verdade com o outro aquele que aprendeu a praticá-la consigo mesmo. Na grande maioria das vezes, sem percebermos, mentimos para nós mesmos em nossas buscas e fugas, procuramos pequenos e vazios prazeres passageiros e a internet então aparece como cenário ideal pra isso.

O grande problema da internet é que ela também acaba funcionando como Plano B. Então, as pessoas que tentam um relacionamento real não estão mais se dedicando porque sabem que a qualquer sinal de fraqueza do outro, podem correr pro Plano B e conseguirem a "companhia" ideal que buscam em algum site.

Desse modo, relacionamentos reais tendem a existirem só entre as pessoas que têm a coragem de se abandonarem ao outro, praticarem a verdade, encontrarem uma razão além dessa vida, acreditarem no amor verdadeiro. 

A gente omite, engana ou até mente pra todo mundo. Só não conseguimos fazer isso pra nós mesmos. Certo? Errado! Podemos mentir pra nós mesmos e sabotarmos nossas vidas com pequenas atitudes que nos tiram do foco daquele caminho pelo qual sonhamos, ou aquele que vimos nossos pais trilharem, ou ainda assistimos num filme no cinema. Histórias no cinema são perfeitas porque têm hora pra acabar. Aqui, não sabemos quando chega nossa hora.

O amor verdadeiro só acontece entre aquelas pessoas que têm a perigosa virtude de praticar a verdade. E praticar a verdade é ter a coragem de ser leal quando ninguém mais está te olhando. 

E mesmo que ninguém mais pratique a verdade, se eu não a encontrasse mais pelo caminho onde passo, ainda vale a pena ser real porque se o mundo todo me mentisse, eu não estaria mentindo para mim mesmo. Deus me livre!

Alexandre Barreto

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos