Skip to main content

Não Corra Atrás dos Teus Sonhos!

- Você precisa correr atrás dos teus sonhos!

Meio cansado com a frase pronta e sem disposição para um argumento mais elaborado, só respondi sussurrando:
- Não dá pra controlar tudo... - e esperei a resposta dela que não veio.

Na verdade, esse lance de "correr atrás do sonho" me soa como "controle a quantidade de voltas do mundo." Eu sofria deste mal, confesso. E ele nunca vem sozinho. Normalmente carrega uma tremenda ansiedade. 

Você faz planos pessoais, acadêmicos e profissionais, mas um dia a vida muda as perguntas sem aviso e você tem que refazer completamente suas respostas num piscar de olhos e não tem opção: É preciso tocar o barco. Viver.

Não foi fácil acordar um dia e reconhecer que tinha o controle de tão poucas coisas na vida. Na verdade, foi assustador. Mas depois da tempestade a maioria das pessoas percebe que precisa remar. E isso não significa, necessariamente, "remar" atrás do seu sonho. Haverão dias em que você vai remar por remar; só pra sair do lugar. Em outros, para não desistir. E assim a vida vai seguindo...

Quando percebi que tinha o controle de tão pouco, não fiquei tomado por um sentimento de inferioridade com relação à vida, mas de sensatez suficiente para perceber que o mundo não girava ao meu redor: Eu precisava fazer por merecer. Passei então a andar de mãos dadas com meu presente.

Deste ponto em diante o destino foi desenhando minhas surpresas; elas foram ganhando forma. Nem em meus melhores sonhos teria sido capaz de prever que aquilo que estava diante de mim era realmente meu. Sem ter me preocupado com o tempo decorrido, percebi que a forma atenciosa com que me concentrava e lidava com meu presente, contribuía para que meus sonhos virassem realidade. Estava ali o segredo de tudo: Abraçar o presente e trabalhar com aquilo que ele me dava!

Não tenho uma fórmula pronta e o que deu certo comigo talvez não surta o mesmo efeito na sua vida. Contudo, hoje admito que não corro atrás dos meus sonhos porque resolvi andar de mãos dadas com meu presente.



Comments

  1. Lindo Texto, perfeito!

    Então vamos lá... andar de mãos dadas com o nosso presente ou com o presente que Deus nos dá todos os dias.
    Segurando firmemente e, convictos daquilo que acreditamos, do que sentimos, do que nos faz prosseguir.
    Não corra atrás dos seus sonhos!
    Ande pra diante deles e viva-os...

    ReplyDelete
  2. texto perfeito !
    Tem gente que veste esse lance de correr atrás dos sonho como um objetivo.. e esquece de viver o presente.. VIVE c o r r e n d o literalmente.. Eu estou tentando, a cada passo que dou, entrançar o que quero com o meu hoje.

    Beijos Alexandre

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos