Skip to main content

Dar... Doar-se e Amar


Dar é a mais alta expressão do sustento. No próprio ato de dar, ponho à prova minha força, minha riqueza, meu poder. Essa experiência de elevada vitalidade e potência me enche de alegria.

Dar é mais alegre do que receber, não por ser uma privação, mas porque, no ato de dar, encontra-se a expressão da minha espiritualidade.

No fenômeno específico do sexo, a função sexual reside no ato de dar; entregar-se em um ato sexual é se doar de corpo e alma. O homem se entrega ao dar o seu sêmen. Na mulher, o processo não é diverso, embora seja algo mais complexo. Ela também se dá; abre as portas de seu centro feminino; dá, no ato de receber. Se for incapaz desse ato de dar, se só puder receber, é frígida. Nela, o ato de dar volta a ocorrer não na função de amante, mas na de mãe. Dá de si ao filho que cresce dentro dela, dá seu leite à criança, dá-lhe o calor de seu corpo. Não dar seria doloroso para ela.

Na esfera das coisas materiais, dar significa ser rico. Não é rico quem muito tem, mas quem muito dá. O apegado que ansiosamente receia perder alguma coisa é, psicologicamente falando, um ser humano pobre, um desafortunado, não importa quanto possua. Quem é capaz de dar de si, é rico.

É de conhecimento de todos que os pobres são mais inclinados a dar do que os ricos. Não obstante, a pobreza além de certo ponto pode tornar impossível dar e, assim, é degradante, não só pelo sofrimento que causa diretamente, mas pelo fato de privar o pobre da alegria de dar. Mas há mais pobres procurando a alegria de dar do que os ricos.

O aspecto mais importante no ato de dar, entretanto, não é o das coisas materiais, mas do reino especificamente humano. Que dá uma pessoa à outra? Dá de si mesma, do que tem de mais valioso, dá de sua vida. Isto não quer, necessariamente, dizer que sacrifique sua vida por outrem, mas que lhe dê daquilo que em si tem de vivo; dê-lhe de sua alegria, de seu interesse, de sua compreensão, de seu conhecimento, de seu humor, de sua tristeza, de todas as expressões e manifestações daquilo que vive em si.

Dando assim de sua vida, enriquece a outra pessoa, enaltece seus sentimentos mais nobres, não dá a fim de receber. Dar é, em si mesmo, uma requintada alegria de viver. Mas, ao dar, não pode deixar de levar alguma coisa à existência da outra pessoa – também um doador – e ambos compartilham da alegria de haver trazido algo de muito precioso à vida.

Especificamente falando de amor, isso significa que o amor é uma força que produz amor; impotência é a incapacidade de produzir amor. O indivíduo como ser humano é sua relação com o mundo, com o tudo em relação ao todo, que move nossa existência... e só podemos trocar amor por amor, confiança por confiança e, assim, sucessivamente.

Enfim, se quisermos participar da alquimia da vida, devemos ser pessoas de preparos mágicos e entre estes estão os de "Dar... Doar-se e AMAR" a cada instante da vida e a tudo que estamos fazendo no momento presente.

Então, todas as relações do ser humano com a natureza devem ser uma expressão definida de sua vida real, individual, correspondente ao objeto de sua vontade. Se alguém ama sem atrair amor, isto é, se seu amor não produz amor, se através de sua expressão, você não consegue acenar ao amor é porque você, como pessoa amante, não faz da sua própria pessoa sua amada. Quando você se amar de verdade, vai poder experimentar a verdadeira alegria no ato de dar.

Mas não é só na abordagem do amor que dar significa receber. O professor é ensinado pelos seus alunos, o ator é estimulado por sua audiência, o psicanalista é curado por seu cliente; contanto que não se tratem uns aos outros como objetos, mas se relacionem uns com os outros na simplicidade e produtivamente.

Com isso, quase não é necessário acentuar o fato de que a capacidade "dar" depende do desenvolvimento do caráter de cada um. Nesse prisma, a pessoa superou a dependência, o desejo de explorar os outros, ou de poupar e adquiriu fé em seus próprios poderes interiores, coragem de confiar em suas forças para atingir seus objetivos. No mesmo grau em que faltarem essas qualidades é ela temerosa de dar-se e, por tanto, de se amar.

Cuidado e preocupação lembram outro aspecto do amor: o da responsabilidade. Responsabilidade não é como dever, algo imposto de fora a alguém. Em seu verdadeiro sentido, é um ato voluntário; é a resposta que damos às necessidades – expressas ou não expressas – de um para o outro. Ser responsável significa ter de "responder", estar pronto a doar-se.

O amor entre duas pessoas refere-se, principalmente, às necessidades alinhadas entre si. A responsabilidade poderia facilmente corromper-se em dominação e posse se não houvesse um terceiro elemento do amor: o respeito.

Respeito não é medo; é termos a capacidade de ver uma pessoa tal como é, ter conhecimento de sua individualidade. Respeito significa a preocupação de que a outra pessoa cresça e se desenvolva como é. Respeito, assim, significa ausência de exploração. Quero que a pessoa amada cresça e se desenvolva por si mesma. Se amo a outra pessoa, sinto-me um com ela, mas com ela tal como é, não como eu necessito que seja pra objeto de meu uso. É claro que o respeito só é possível se eu mesmo alcançar a independência e caminhar de mãos dadas com o próximo sem ter que me deixar dominar e nem às outras pessoas.

O amor é filho da liberdade, nunca da dominação. Deus criou o livre arbítrio e nós criamos as fatalidades.

Bernardino Nilton Nascimento

Comments

  1. Cuidemos para que o amor só faça o bem e não descuidemos para que o amor promova o mal.

    José Adolfo Zednik

    ReplyDelete
  2. Cuidemos para que o amor só faça o bem e não descuidemos para que o amor promova o mal.

    José Adolfo Zednik

    ReplyDelete
  3. Cuidemos para que o amor só faça o bem e não descuidemos para que o amor promova o mal.

    José Adolfo Zednik

    ReplyDelete
  4. José Adolfo ZednikJuly 27, 2013 at 5:02 PM

    Cuidemos para que o amor só faça o bem e não descuidemos para que o amor promova o mal.

    José Adolfo Zednik

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos