Skip to main content

Uma Prova de Amor


O filme Uma Prova de Amor - My Sister's Keeper/2009 - traz uma história bastante intrigante sobre uma família que vive um dilema: O casal que já possui 2 filhos, resolve ter um terceiro que foi manipulado geneticamente para servir de doador de órgãos para um dos filhos que tem uma doença grave.

Sem buscar o mérito do filme ou o desenrolar da história, me percebi por diversas vezes pensando a respeito de comportamentos cotidianos e bem comuns entre nós, protagonistas da vida real.

Quantos de nós não permite o nascimento de um novo amor para suprir as necessidades de relacionamentos passados? E não pense que essa pergunta serve somente para relacionamentos amorosos. Questione-se também a respeito de suas amizades, laços entre parentes e até mesmo suas relações profissionais.

Claro que o foco mais evidente aqui seriam as relações mais intensas que temos em nossas vidas -  amizades, namoros ou casamentos.

Amores mal resolvidos podem permitir o nascimento de relações "manipuladas geneticamente" para mascarar a ausência de alguém perdido em algum lugar no passado. Permitimos que novas relações comecem em nossas vidas sem termos concedido um ponto final em relações que não aceitamos findas. Escolhemos colocar uma ponto e vírgula ao invés de um oportuno ponto final. Nosso foco ainda está no amor vencido enquanto permitimos uma nova história com alguém que merece integralmente nossos sentimentos.

E neste ponto posso dizer: Temos que viver a validade do amor atual até o seu limite. Sei que posso ser questionado a respeito da validade de um amor, mas acredito que sentimentos, como a maioria das ações em nossas vidas, têm um objetivo, uma razão, e porque não admitir, uma validade. Pessoas aparecem em nossas vidas para para deixarem um pouco de si e levarem um pouco de nós. Esse é o fantástico sentido da vida. E não devemos nos sentir culpados se uma determinada pessoa passou e não é maís. Precisamos entender que por algum motivo que fugiu ao nosso entendimento imediato, ela precisou ir ou foi liberada por nós para que vivesse novas histórias, e nesse sentido defendo a validade do sentimento.

Mais que um simples e egoísta prazer, o amor encontra na vida sua missão; a vida encontra no amor sua razão. Entender que o amor é o registro mais perfeito da plenitude faz com que ele seja divorciado completamente de qualquer sentimento de fugacidade. Mais ainda: Nos permite entender seu caráter duradouro enquanto existe. E perceber o amor com esse tempo e lugar no espaço contribui para que possamos nos desvincular do passado e cultivar novas, completas e intensas relações, sem esquecer do passado que nos doa gentilmente a experiência, como também nos apegar ao futuro que nos revelará novas e lindas sensações.

Nesse ponto ouso dizer: O verdadeiro amor liberta para que a vida prossiga livre em sua matéria e essência. Mesmo que sejamos a parte que não entende o fim, precisamos compreender a validade da relação imposta pelo outro para que a vida continue nos versos da canção que não parou numa determinada frase que insiste em se repetir tal qual um velho LP arranhado.

Precisamos acreditar que "somos pedaços de céu azul" e que nenhum desses pedaços foi feito para ficar sobre o outro, mas ao seu lado. Às vezes uma nuvem vem e nos separa, mas logo nos percebemos em um outro local do infinito e nos damos conta que, naquele momento, aquele é nosso espaço e temos o dever de não sermos um pedaço de céu cinzento. Precisamos ser azuis durante o dia, dourados para acolher o pôr do sol e suficientemente negros para permitir o brilho das estrelas durante a noite.

Alexandre Barreto

Comments

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos