Skip to main content

Nem todos aqueles que se queixam de solidão podem realmente amar...

Muitas das complicações amorosas atuais se devem ao jeito apressado e egoísta de viver que as pessoas adotaram, mas não só. Há homens e mulheres que carregam uma dificuldade inata de se entregar ao amor. Não conseguem. Estes precisariam cuidar de se conhecer melhor, talvez por meio da psicanálise, para poder se libertar e encontrar um relacionamento que valha a pena.

Muitos homens e mulheres - entre eles pessoas jovens e bonitas - vivem reclamando da dificuldade em manter uma relação amorosa consistente. Isso soa contraditório numa época que oferece oportunidades de comunicação e encontro como nenhuma outra. Será esta oferta abundante de chances, dispersando a atenção, e seduzindo com a ilusão de fartura, o fator que distrai a concentração da procura do amor único e singular? Talvez. Mas há relatos de outras causas, uma porção delas, algumas até meio extravagantes. Existem mulheres que reclamam do excesso de gays, como se os homens fossem uma espécie em extinção, embora as estatísticas mostrem que os homossexuais representam apenas 10% de ambos os sexos. E existem homens dizendo que as mulheres andam fáceis demais - como se não desfrutassem essa generosidade.

Que o espírito do tempo, com sua pressa e avidez, não favorece o amor, não deixa de ser verdade. Estamos mais para um fast love do que para um conhecimento singelo e curtido, propício a promover o encontro de duas almas, com suas carências e aspirações de satisfação mútua e construção de uma vida comum, com base na renúncia de desejos egoístas e na superação da intolerância.

As dispersões da atualidade, de qualquer maneira, só capturam quem não desenvolve em si a capacidade de amar, ou não supera essa incapacidade. Sim, porque há pessoas que simplesmente não são aptas para o amor. São "imunes ao canto", nas palavras do poeta inglês Percy Shelley (1792-1822). Ou sofrem de excesso de narcisismo, de medo, ódio, intolerância, inveja.

O psicanalista Wilfred Ruprecht Bion (1897-1979), também inglês, conjecturou que até "o amor pode inibir o amor". Nem tente compreender precipitadamente essa formulação intrigante. É conveniente deixá-la no ar, para ser pensada.

Há, em nossa volta, uma cultura meio histérica, de exibicionismos, mulheres vaidosas que adoram despertar paixões e não assumi-las, pelo mero prazer de se sentirem desejadas. E homens conquistadores e orgulhosos de suas façanhas sexuais, mas de estreitos e curtos horizontes afetivos. Paradoxalmente, eles e elas se queixam de não ter um relacionamento consistente. Alguns por falta de sorte e sintonia, outros por obstáculos internos ou por carregar uma estranha e inadvertida instância crítica interna adversa ao amor, que talvez só possa ser minorada com psicoterapia. Portanto, as dificuldades amorosas da atualidade têm um pé na cultura e outro no indivíduo. Mas um causa o outro. Com certeza, seres apressados, superficiais e vazios não se credenciam a amar e serem amados com facilidade, pelo menos por pessoas mais exigentes. Porém, em qual ponto termina a exigência e começa a idealização, a ilusão e a fantasia infantil de encontrar o ser amado perfeito? Os critérios que muitas pessoas sustentam para conseguir gostar de alguém indicam mais para a intolerância do que para o amor. Por isso, há os que ficam sozinhos (ou com seus fast lovers vez ou outra), maiores abandonados. Não raro são excelentes profissionais, capazes de constituir patrimônio, mas não conseguem alcançar o bonito espírito do Salmo 127, que subtraído de seu aspecto religioso, poderia ser reescrito deste modo:

"Trabalham em vão aqueles que erguem uma casa que não tenha sido pelo amor construída".


Paulo Sternick

Comments

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos