Skip to main content

Personare

Persona¹ era o nome da máscara que os atores do teatro grego usavam. Sua função era tanto dar ao ator a aparência que o papel exigia, quanto amplificar sua voz, permitindo que fosse bem ouvida pelos espectadores. A palavra é derivada do verbo personare, ou "soar através de".

Nos acostumamos a diversos moldes que nos são impostos em nosso dia a dia. Roupas, hábitos, gostos, tudo é um resultado do meio em que vivemos.

O que aconteceu no último capítulo daquela novela?
E aquele jogador que teve as roupas pessoais e o imóvel leiloado para o pagamento de dívidas?
Lembra daquela atriz que tinha um namorado 30 anos mais novo e que vivia metido em confusões?

Agora a pergunta para você: Quanto tempo e espaço você aloca em sua vida para estas futilidades?

Se você tem as respostas para as três perguntas acima, responda sinceramente: O que influencia suas relações pessoais hoje em dia?

Somos massacrados pelos meios de comunicação sobre as novas "tendências" comportamentais e acabamos entrando na onda para que possamos fazer parte dos grupos socialmente aceitos.

Há pouco tempo ouvi as reclamações de uma amiga que confidenciou sofrer um bombardeio de rótulos a respeito de seu comportamento. "Impaciente" foi um dos atributos apontados para sua postura que, ao meu entender, beirava a desistência em encontrar alguém com quem tivesse afinidades. Mas o que percebia-se na atitude dela era um baixo nível de tolerância ao alto grau de futilidades daqueles que a assediavam - ou mesmo opinavam a respeito do seu comportamento.

Mas até que ponto estamos dispostos a ceder?

Muito se fala na banalidade dos relacionamentos hoje em dia: tudo é descartável; o desrespeito com o sentimento alheio; a velocidade como tudo acontece. Não tenho conhecimento de causa, mas acredito que o grande erro está no momento da escolha. Usamos argumentos equivocados para deixar alguém ocupar um espaço muito importante em nossas vidas, e quando nos damos conta, percebemos a manutenção de um relacionamento por conta de diversos motivos, menos aquele que realmente nos importa dentro de nossa própria escala de valores que foi deturpada pelas opiniões alheias.

As expectativas geradas a respeito do encontro da pessoa "ideal" nos cega. Cada dia exigimos menos para obtermos mais chances de encontrar "aquela" pessoa. E por nos sentirmos sozinhos, nossa visão vai sofrendo os efeitos da miopia e limitando cada vez mais nosso espaço. Esquecemos que antes de sermos parte de uma relação, somos indivíduos únicos buscando o crescimento baseado em experiências particulares. Não existe a "outra metade da laranja" para que sejamos completos. Deixe essa verdade para aquele cantor² que já se casou algumas vezes. Aliás, você sabe quantas?

Por isso, valorize cada fase de sua vida. Curta seus relacionamentos mas aprenda a lidar com sua solidão e individualidade. Comece a ouvir sua própria voz e estimule o diálogo com sua essência nestes momentos. Acredito que esta seja uma excelente preparação para que você esteja pronto para conhecer outra pessoa.

Afinal, você conhece a si mesmo?

Alexandre Barreto




¹
Fonte Wikipédia, a enciclopédia livre

P.S.: Um pouco de futilidade para aqueles que conseguiram chegar ao final desse texto sem dormir:

² Fábio Correa Ayrosa Galvão, conhecido como Fábio Jr., casou-se - oficialmente - por 6 vezes até a publicação deste post.


Créditos: Obrigado, Thais, pelas conversas que ajudaram na confecção desse texto e a autorização para publicação.

Comments

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos