Passos e Caminhos

18:36:00

Sabe aquelas pessoas que parecem que vieram ao mundo só pra nos avisar que o sinal abriu? É... Aquelas estressadas de plantão que buzinam, impacientes, como quem diz:

"Ei! Vai se mexer ou não vai?" É muita pressa, gente!

Às vezes, no trânsito, eu me sinto num grid de largada da fórmula um. Se não acelerar, eles passam por cima.

E aqueles alucinados que ficam colados na nossa traseira, gritando e gesticulando porque a gente não quer correr além do permitido - e seguro?

Dia desses vi uma motorista me ultrapassar com uma cara de louca, xingando a minha última geração e, minutos depois, lá estava ela ao meu lado no próximo sinal... Deu vontade de abrir a janela e dizer:

"Chegamos juntos, meu bem. Foi bom pra você?"

Essa brincadeira é só pra falar de pressa; de tempo.

É claro que cada um tem o seu tempo. Cada qual escolhe o ritmo que quiser para sua vida. Mas o dia a dia anda ficando muito urgente. Temos pressa e nem sabemos por quê.

É correria pra pegar a menor fila do banco, correria pra pegar o melhor lugar no cinema. E quantas coisas a gente faz com ansiedade, pra, no final, nem lembrar porque correu tanto...

O fato é que, no fundo, estamos todos indo pro mesmo lugar sempre. Cada um de nós está caminhando sempre para o mesmo objetivo: Estamos indo pra frente, pro futuro, pro amanhã. Vamos inevitavelmente pro final do caminho...

E já que o caminho - tomara que seja longo pra todos nós - vai ter mesmo um final, pra quê a pressa? Pra quê passar por ele sem olhar pela janela?

Eu prefiro andar devagar. Olhando tudo em volta. Colhendo amores, amigos e presentes pela estrada. Juntos ou não, todos vamos chegar lá. Eu prefiro chegar me divertindo... Descansado... Feliz.

E eu desejo a você um caminho bem longo, bem bonito, bem tranquilo aí, pela vida...

Alexandre Barreto

Você Vai Gostar de Ler

1 comentários