Skip to main content

Quanto vale o amor?

Não pense, com essa pergunta que refiro-me ao meu, ou ao seu amor. Tente imaginar-se distante de todo seu mundo e avalie.

Quantos sonhos perdidos devem ser pagos por ele?
E o “quase”? Quantas vezes deve ser ignorado?
De quais adaptações devemos nos esquivar?
O que deve ser evitado para avaliar de forma isenta seu verdadeiro valor?

Poderia formular tantas outras perguntas que chego a acreditar que esse texto não teria fim, caso consideremos o amor eterno – em sua essência. Mas prefiro me ater somente a poucos detalhes.

Quanto tempo passamos sonhando em relacionamentos platônicos, sem perceber que alguém se esforça em manter nossos pés no chão insistindo em ter as mãos estendidas para caminhar conosco? Recebemos proteção e verdade – esta última independente de mostrar-se agradável ou não aos nossos olhos. Passamos uma vida inteira no conforto daquele amor que negamos, buscando aquele outro que é – e não somente “parece” – impossível aos nossos olhos. Seja por interesses diferentes, seja por caprichos aos quais nos submetemos. Algo que não vivemos tem sempre o poder de se adaptar melhor às nossas necessidades.

O “quase” traz em si aquela pessoa que entrou como confidente, aproximou-se, conheceu nossas carências e pontos fracos e depois se revelou como a companhia ideal. Uma pessoa que é “quase” ideal para você. Neste ponto você “quase” se convence, caso não esteja perdido demais, ou “quase” aceita se não estiver fraco demais. Resumindo: é quase que não, ou quase que sim... Uma chuva que não molha ou um sol que não esquenta...

Evitar adaptações sinaliza que, uma pessoa quando entra em nossa vida para nos amar nos arrebata. Ela não entra para nos fazer rir ou pagar um bom jantar tão somente. Ela nos convida para voar! E é assim desde o início. Contudo, nossa razão nos faz desconfiar do óbvio: Nossa busca terminou ali! Mas não. Somos “inteligentes” o suficiente para não acreditarmos naquele amor “fácil”, e somos impelidos a continuar buscando. O conforto daquele que, tão sinceramente mostrou-se disponível e pronto para passar uma vida inteira conosco, nos dá a falsa sensação de que esta disponibilidade permanecerá eterna e poderemos assim nos meter em algumas enrascadas a pretexto de “viver a vida” para retornar confortavelmente quando quisermos. Uma visão bem moderna do Filho Pródigo: alguém que optou pelo prazer desmedido contando que um dia voltaria para o conforto da casa do pai. Quanto tempo nossos “pais” estarão disponíveis para nós?

Isentar-se para poder avaliar uma relação significa conhecer-se primeiro. Poder gostar do seu “eu” e ter a certeza de que sua própria companhia faz bem para si mesmo sobretudo. Aprender a identificar seus gostos, sonhos, defeitos, virtudes, para a partir deste ponto, buscar pessoas com interesses, atitudes e projetos afínicos, e não aquelas com quem você vai adaptar seus sonhos. Você pode pagar um preço muito caro por isso! Como tudo é relativo, cada avaliação é feita de forma diferente. O que tem um valor enorme para uma pessoa, pode significar quase nada para outra.

Para avaliar um grande amor, ainda gosto do demodèe: sinceridade, leveza e transparência no trato, o olhar fixo no outro, uma bebida que não me entorpeça e o frio na barriga que lembre minha adolescência – aquele tempo em que nossas feridas, embora parecessem não fechar nunca, cicatrizavam mais rapidamente.

Não adianta flutuar por uma noite. No dia seguinte você pode acabar sozinho no meio da imensidão do mar e sem coletes salva vidas. Tentar encontrar depois da queda uma praia com suaves ondas amigas, sempre demanda um esforço extra num momento inoportuno.

Um dia você descobre que sua felicidade não depende do suspiro de aprovação de seus próximos em relação aquela pessoa que você escolheu para si. O marketing, em qualquer instância, não vai preencher aquele vazio da palavra dita única e exclusivamente para você. Versos simples com o seu nome...

Ainda quer saber quanto vale o amor? Perdoe-me, mas não tenho essa resposta. Mas que tal trocá-lo por todas as suas reservas de inseguranças, fugas, egoísmos, futilidades... Parece-me que estas mesmas reservas ocupam um lugar valioso que deveria pertencer a algo muito mais nobre.

Se fizer a negociação correta, acredito que pode adquirir um belo amor!

Alexandre Barreto

Comments

  1. Texto perfeito!
    ...Para bom entendedor, meia palavra basta!
    Eu?
    Acho que estou em:
    "Melhor é voar a dois..."
    Vem voar e "caminhar" comigo!

    ReplyDelete
  2. Seu texto é perfeito...!
    Perguntas quanto vale o amor!
    O amor verdadeiro vale uma vida inteira! por que somos arrebatados por ele.
    "Evitar adaptações sinaliza que, uma pessoa quando entra em nossa vida para nos amar nos arrebata. Ela não entra para nos fazer rir ou pagar um bom jantar tão somente. Ela nos convida para voar! E é assim desde o início."
    Não há medo...!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos