Skip to main content

Segredos


Eles dirão que você tem sorte sem saber quantas noites passou em claro.

Olharão pra você e suas conquistas e jamais desconfiarão de quantas lágrimas você derramou.

Não terão a menor ideia de tudo que você perdeu, abriu mão, do que deixou de fazer, dos seus valores na contramão daquilo que é instantâneo.

Comentarão nas suas costas que você nasceu virado pra lua porque jamais farão ideia dos teus sacrifícios, da sua força de vontade e do teu foco. Se você tentar explicar, não acreditarão. Dirão que você está só blefando e dando as dicas erradas. Na verdade, eles não querem fazer metade dos sacrifícios que você fez.

Vasculharão sua vida, seu passado, seus amigos e parentes na inútil tentativa de descobrir quem foi o responsável pelas suas conquistas. Depois de algum tempo, sem encontrar um motivo além do que você cuidadosamente descreveu, sentarão no banco de alguma praça e ficarão divagando.

Não entenderão porque a maioria adquiriu desculpas, muletas e se apoiou em outras pessoas. Não aceitarão porque vão tirar a vida deles como padrão para todas as outras e considerarão normal terem buscado aquela "ajudinha", aquele "quebra-galho", ou o famoso jeitinho. Míopes!

Enquanto isso, você vai estar se lamentando à noite sobre onde poderia ter chegado se tivesse sido mais disciplinado, focado, se tivesse estudado mais, se tivesse seguido aquele conselho amigo ou se tivesse desgastado o tapete da casa do sábio ao invés das festas na companhia dos tolos. 

Não se culpe! Você chegou onde foi preciso, você está onde deveria. Se hoje este lugar ainda te incomoda e você quer mais, planeje seu dia amanhã, coloque bilhetes na porta da geladeira, programe o despertador para 15 minutos mais cedo e faça desafios a você mesmo.

A verdade é que só você sabe o que passou, as dores que sentiu e os cansaços que carregou. Só a gente é capaz de lutar pelos nossos objetivos e descrever o gosto amargo de cada sapo engolido. A melhor competição que podemos ter é com a gente mesmo.

Parentes, parceiros, amigos, colegas, difícil encontrar um cúmplice na vida. Tolo é quem fica esperando por ele ao invés de arregaçar as mangas e correr atrás. Cego é quem não se preocupa em crescer individualmente antes de encontrar o outro. Você vai encontrar centenas para tirar você do seu foco porque não poderão lidar com o seu sucesso e felicidade...

A vida, sutilmente, vai te indicar ou dar as dicas para a sua realização pessoal. Acredite! 

Não vire somente uma página: Faça questão de ler outro livro! A verdade é que a sorte anda de mãos dadas com quem acorda cedo, e ter objetivos é muito melhor do que ter uma agenda cheia de atividades inúteis e pessoas vazias.


Alexandre Barreto


InstagramAlex Barreto
FacebookAlex Barreto




Comments

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos