Skip to main content

Óculos Para A Felicidade



Sempre ouvi falar que algumas épocas, lugares ou circunstâncias podem servir como gatilho para sentimentos ruins. Quem nunca conheceu alguém que associa o Natal a ausência de um ente querido?!? Que se entristece no dia dos pais ou mães por não ter mais sua referência ao lado?!?

Em um nível mais avançado de resgate da dor, podemos transferir para um determinado biotipo de pessoa as decepções do passado. Deixamos de nos envolver com pessoas com características físicas específicas achando que a capa é quem define o conteúdo. Assim, criamos preconceitos sobre quem presta ou não para uma nova chance na vida da gente.

Existem ainda os mais místicos que são levados a crer que pessoas com signos determinados irão ajudar ou atrapalhar nas suas vidas; combinam ou são opostas ao seu jeito de ser.

Li certa vez que pensamentos ruins podem ser evitados se aprendemos a lidar com nossas emoções. O cérebro teria portas que seriam abertas voluntária ou involuntariamente, e assim, quando sem querer uma porta com um sentimento ruim fosse aberta, bastaria resgatar em nossa mente uma boa lembrança para que o sentimento incômodo retornasse para o esquecimento.

Costumo criar minhas próprias regras e me acostumei a guardar pequenos souvenirs de lugares que me aquecem a alma.

Certa vez, descobri numa viagem, meio que por acidente, um lugar maravilhoso. Era uma praça onde predominava a presença de famílias. Crianças corriam, patinavam, sorriam. Famílias inteiras se juntavam em mesas para conversar e lanchar. A trilha sonora era embalada por músicas de Natal ao fundo e era uma linda tarde ensolarada. 

Viajava sozinho e cada descoberta desse tipo provocava em mim reações diferentes: Um sorriso involuntário, um sentimento de gratidão, a vontade de compartilhar com quem amava e o desejo de eternizar tudo aquilo - guardar pra sempre.

Este último desejo consegui realizar tirando algumas fotos, mas confesso que ainda era pouco. Minha alma queria mais daquele lugar. Me levantei então e comecei a andar novamente por toda praça. Haviam trailers de alimentação, livros, artesanato, tinha de tudo ali.

Mas um pequeno espaço me chamou a atenção: um atelier de óculos. Ao entrar fui muito bem recebido por um jovem que me apresentou alguns modelos, mas não demorou muito para que eu escolhesse o que eu queria. Na verdade, encontrei um modelo que já havia desistido de procurar, e justamente ali, naquela praça, ele me encontrou.

Paguei por ele, e muito embora fosse um óculos para uso com lentes de correção visual (grau), veio com lentes transparentes que me permitiram usá-lo.

Retornei então para o mesmo banco em que estava antes e coloquei os óculos novos. Parecia que com eles enxergava mais claramente a magia daquele lugar. Os sorrisos, gestos, abraços... 

Percebi que não estava enxergando fisiologicamente melhor, estava só revivendo e tentando abraçar aquele momento mágico da vida.

Foi aí então que notei que na vida nem tudo é tão ruim ou tão bom. A vida simplesmente é. Eu poderia lamentar por estar ali sozinho, reclamar do frio ou ficar triste por não saber patinar. Mas meu coração me fez perceber uma única coisa quando olhei a vida através daqueles óculos sem grau: Se nós escolhemos um lugar para os nossos olhos repousarem, podemos também escolher onde nossos pés vão nos levar e quem nosso coração pode receber.

Desde então, sempre que acontece alguma coisa não tão legal na minha vida, uso meus óculos daquela tarde linda às vésperas do Natal. 

Você pode até não acreditar, mas com meus óculos eu consigo voltar a ouvir aqueles sorrisos.


Instagram: alllexandre
Twitteralllexandre

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos