Skip to main content

*As 5 coisas das quais nos arrependemos antes de morrer

Ao contrário de Edith Piaf, que disse em sua famosa canção que não se arrependia de coisa alguma, muitas pessoas parecem terminar suas vidas com grande arrependimento. Isso é o que afirma Bronnie Ware, uma especialista em cuidados paliativos e doentes terminais, que acaba de compilar em um livro a lista dos cinco principais arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer. 

 A enfermeira australiana reuniu em seu livro as "Confissões honestas e francas de pessoas em seus leitos de morte", o que elas tinham querido fazer ou não fazer. Foram confissões, diz ela, que ajudaram a transformar a sua vida. Porque, de acordo com Bronnie Ware, é realmente triste chegar à sepultura pensando "eu gostaria de ter feito...". 

"Eu encontrei uma longa lista de arrependimentos, mas no livro tentei focar os cinco mais comuns", explica a autora. "E o arrependimento principal de muitas pessoas é 'Eu gostaria de ter tido a coragem de fazer o que eu realmente queria fazer e não o que os outros esperavam que eu fizesse'", acrescenta. "Outro arrependimento comum é 'eu queria não ter trabalhado tanto', porque isto, segundo eles, os havia feito perder seu equilíbrio, e como resultado haviam perdido muitas coisas em sua vida". 

O livro, intitulado "The Top Five Regrets of the Dying", é uma contagem de relatórios sobre a vida da autora e suas experiências durante anos de trabalho em cuidados paliativos. Os pacientes de Ware eram pessoas que tinham sido desenganadas e esperavam a morte a qualquer momento. Isso, diz ela, lhe permitiu partilhar "momentos incrivelmente especiais. Porque eu passei com eles as últimas três a doze semanas de suas vidas". 

Os cinco grandes arrependimentos:

1 - Eu gostaria de ter tido a coragem de fazer o que eu realmente queria fazer e não o que os outros esperavam que eu fizesse;
2 - Eu queria não ter trabalhado tanto;
3 - Eu gostaria de ter a coragem de expressar o que eu realmente sentia;
4 - Eu gostaria de voltar a ter contato com os meus amigos; e 
5 - Gostaria de ser mais feliz.

A ideia do livro surgiu depois de que um artigo em seu blog, intitulado "Arrependimentos dos Moribundos", tornou-se viral na internet e Ware decidiu escrever algo mais abrangente sobre essas confissões e a forma como "transformaram a sua vida". "As pessoas amadurecem muito quando têm que enfrentar sua própria mortalidade", explica a autora. "Cada pessoa experimenta uma variedade de emoções, como esperado, que incluem negação, medo, raiva, arrependimento, mais negação e, eventualmente, aceitação". "No entanto, cada um dos pacientes sempre encontrou a sua própria paz antes de partir". 

Bronnie Ware diz que "outro arrependimento comum entre os moribundos era que eles queriam ter a coragem de expressar seus sentimentos". "E que se aplicava tanto a sentimentos positivos quanto a negativos". "Muitos diziam: 'Eu gostaria de ter tido a coragem de falar e dizer que eu não gostava dessas coisas', ou que queriam ter tido a coragem de falar com as pessoas e lhes dizer o que realmente sentia por elas". 

"Também era um arrependimento muito comum não ter voltado a ter contato com velhos amigos. Muitas pessoas disseram que gostariam de ver alguém para se lembrar de momentos de sua vida, mas não tinha feito o esforço para encontrá-lo(a)". De acordo com Ware, no final da vida os amigos são muito importantes porque muitas vezes os familiares ao redor de um doente terminal estão passando por sua própria dor. 

Os moribundos também "tinham desejado ser mais felizes". Algo que se destaca é que todos esses lamentos dos moribundos são de coisas que eles não fizeram. As pessoas não parecem se arrepender de algo que fizeram. "Tudo o que fazemos em nossas vidas, bom ou ruim, nos ajuda a aprender alguma coisa", explica Ware. "É por isso que é mais comum nos arrependermos de algo que nós não fizemos". "Mas penso que nós, como seres humanos, devemos aprender a perdoar mais a nós mesmos e não sermos tão duros por não termos feito algo no passado. E isso se aplica principalmente quando uma pessoa está doente e não tem a liberdade de fazer coisas porque não tem saúde". 

O que a autora espera, ela diz, é que seu livro "ajude as pessoas a agir hoje e não deixar as coisas para amanhã, para depois se arrependerem". "Para mim, estas confissões me ajudaram a implementar mudanças importantes na minha vida e eu espero que as pessoas que lerem o livro também possam entender que a vida está acontecendo hoje e agora é hora de vivê-la". 

"Minha principal mensagem é que todos nós vamos morrer, e se neste momento nos arrependemos de algo, tratemos de solucionar agora."

* Título original: Las 5 cosas de las que nos arrepentimos antes de morir
Fonte: Lanacion

Comments

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos