Skip to main content

Meus Fragmentos...

Já fui criança e acreditei que poderia voar se corresse o suficiente. Soltei pipa e balão japonês, joguei bola de gude e pião, brinquei com fogo. Nunca aprendi a andar de skate, patins inline e sufar - mas um dia aprendo.

Já ouvi histórias assustado, acreditei em fantasmas e só os conheci quando me tornei adulto.

Já fiz gaivota de papel, desenhei o espaço numa folha em branco, soprei bolha de sabão com galhos de mamoeiro e deixei que elas, coloridas, levassem meus sonhos aos céus.

Já tive beijos roubados, abraços inesperados, empurrões abruptos, olhares expressivos, mãos vazias pela ausência da pessoa querida...

Já esperei ansioso minha mãe terminar a massa do bolo para raspar a panela, comi brigadeiro antes de ficar pronto, bebi água gelada com a boca no gargalo da garrafa, tive dor de barriga por tomar caldo de cana quente, debulhei milho no galpão de fazenda.

Já acampei em uma ilha, pesquei à noite na praia tendo a companhia do lampião à gás, andei a cavalo pelo mato sozinho, dirigi minha motocicleta por lugares desconhecidos, conduzi meu carro pela estrada sem saber onde chegaria - e até hoje não sei o caminho certo.

Tentei esquecer pessoas. Tentei recordar outras e aprendi que a memória fraca é uma virtude.

Já dobrei a bainha da calça jeans e fui molhar os pés no mar no intervalo do trabalho. Fiquei embaixo da chuva pra disfarçar meu choro. Tentei me mostrar forte para ser homem. Abracei meus sonhos enquanto acordava e tentava, em vão, retornar pra eles. Toquei em meu violão uma música feita por mim que nunca mostrei pra ninguém.

Já tive espinhas no rosto, ralei o joelho quando caí de bicicleta, esfolei a mão pulando muro, tive bolhas por causa do sol, precisei dormir em hospital, mas para a pior dor ainda não descobri o remédio.

Fugi de casa para morar ao lado, bebi demais e acordei debruçado na janela, escrevi cartas de amor, mandei cartões para amigos, morri de amor e renasci no dia seguinte, tive meus dias iluminados por sorrisos e aprendi a aceitar a verdade que dói.

Já sentei na beira da praia e fiquei contando as ondas, deitei na grama e contei estrelas, olhei a floresta e contei as folhas, olhei para pessoas e contei anos, perdi a conta das alegrias que tive na vida.

Já vi meus filhos dormindo em meus braços, ouvi uma canção de uma palavra só: Papai. Já chorei com a dor deles na hora da vacina - ou picadinha da formiga.

Já deitei no colo de minha vó, me emocionei com uma só palavra de minha mãe, sinto até hoje falta do meu pai, agradeço todos os dias pelas minhas irmãs e me fascino com cada centímetro acrescido à altura de meus filhos.

Parte das recordações guardo com a máquina, outra parte no coração, e parte disso tudo sou eu que permaneço um pouco em tudo que paro, penso e faço.

Alexandre Barreto [Calvin]

Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos