Skip to main content

Desenhos

Algumas pessoas falam;
Outras, escrevem.
Um grupo calcula, articula...
Eu sempre preferi desenhar!

Desde criança gostava de música e talvez essa sensibilidade tenha me ajudado a gravar no papel inúmeros desenhos. Concebia em traços tudo o que via, sentia e buscava.

Os desenhos antigos serviam-me como uma fonte de referência: me mostravam uma realidade passada, que comparada com a folha em branco que estava ali naquele momento em minha mão, se traduzia em novos esboços.

Mas eu não desenhava somente...

Como uma criança inquieta e que buscava (in)conscientemente a aprovação de meus pais, mostrava minhas folhas desenhadas. Nessa prática, encontrei outras pessoas com os mesmos hábitos; algumas outras que nada entendiam; um grupo que nem queria saber daquela forma de viver; e finalmente, desenhos feitos com os mesmo traços dos meus.

Durante muito tempo os traços similares me aproximavam de pessoas afins: serviam para estudar comportamentos, comparar sonhos, trocar experiências. Mas não somos lúcidos assim o tempo todo. Com a chegada da adolescência, pratiquei o contrário de tudo que fazia bem para o meu corpo – e até mesmo, para minha essência.

Por várias razões, quis seguir caminhos contrários. Insistia em encontrar motivos em desenhos completamente diferentes dos meus. Ignorava os traços, tão somente por teimosia – nunca fui tão infantil como a fase em que passei após minha própria infância.

Ignorando os que desenhavam como eu e me aproximando de meus opostos, paguei um preço caro: Perdi minhas próprias folhas; Esqueci onde deixei meus lápis coloridos; Anulei as habilidades de minhas mãos; Abandonei meus próprios desenhos...

Até que eu percebesse a falta que os desenhos faziam em minha vida, levei um tempo precioso. Não considero como um tempo perdido, talvez porque nele eu tenha exercitado muitas outras habilidades em detrimento da minha sensibilidade, por exemplo, a fria “arte” de calcular. Mas não sou tão exato assim. Não sou tão preciso. Não sou perfeito.

Então resolvi pegar minhas folhas, reunir meus lápis, estalar meus dedos como um famoso pianista que se prepara para um concerto solo e voltar a desenhar!

Eu sabia que não bastava somente desenhar. Eu precisava mostrar novamente meus desenhos. E ao mostra-los, encontrei pelo caminho tudo que já havia encontrado antes. Até o dia em que me encontrei desenhado em outra distante pessoa...

Primeiro, percebi um esboço de cuidado, leveza e atenção. Depois, a apresentação de rascunhos de projetos de vida e forma de expressão similares foram o suficiente para reter minha atenção mais cuidadosamente. Neste ponto não hesitei: Juntei minhas folhas e atravessei uma longa e fria noite para lhe mostrar tudo o que já havia feito em minha nova fase.

Juntos, começamos pelo passado. Quando levantamos nossas folhas e as colocamos uma sobre a outra e contra a luz fraca, uma surpresa: Era o mesmo desenho! Eram folhas amassadas, amareladas pelo tempo, guardadas há muito tempo e que possuíam poucos traços pessoais, desenhos tímidos e quase inexpressivos, mas que tinham os mesmos contornos.

Já havíamos trocado experiências passadas e atuais, então começamos a esboçar o futuro. Cada qual em sua folha. O tempo em que não estávamos juntos, passávamos fazendo nossos próprios desenhos. Não combinávamos o que iríamos pintar, e conforme iam tomando forma, apresentávamos um ao outro. Não havia mais surpresa: os traços insistiam em manter suas semelhanças.

E como tudo que faz parte desta vida tem uma missão e um tempo estabelecido para acontecer, pensei no fim. Como seriam os traços do fim? Fechei os olhos, comprimi bem as pálpebras sentindo um aperto leve no coração até que me surgiu o rascunho do final em forma de uma brisa leve que me fez perceber:


O grande segredo da vida é não deixar de desenhar! Se soubermos colocar isso em prática, não existirá final!! Só mudam as folhas nas quais escreveremos nosso destino... Mas não existe final..!!!


Alexandre Barreto

Comments

Popular posts from this blog

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, independente de

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio

La Marioneta de Trapo

Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos