Os homens viram como os pássaros voavam e criou o avião. Observaram os peixes no mar e criaram os navios. Perceberam a velocidade de alguns felinos e tiveram a ideia do automóvel.
No decorrer do tempo foram além e criaram os animais domésticos que ficam aprisionados em casas. Desenvolveram os vasos para reproduzirem a beleza das flores fora da terra.
.
Faz 9 anos que mantenho um hábito: sempre que mudo de casa, corto um ramo de uma mini rosa para replantar no jardim da casa nova. A mini rosa só precisa de um pedaço de seus galhos para logo criar raízes e florescer onde for plantada. Ocorre que há 2 anos tento fazer com que essa mini rosa floresça, mas ela estava no meu local de trabalho e por mais que eu a regasse, enriquecesse a terra com substratos e nutrientes, ela não florescia. Posicionei o vaso cuidadosamente perto de uma janela para que a planta pudesse receber o sol da tarde, ainda assim, nada.
Pode ter sido o ar frio, a pouca renovação, a água contaminada... Uma dessas coisas ou todas elas podem ter contribuído para que a mini rosa não florescesse.
As pessoas chegavam a dizer que aquilo era só um "pé-de-planta" e nunca floresceria. Estavam certas. Não floresceria mesmo. Mas eu sei que não é um "pé-de-planta". Eu sabia de onde tinha recolhido o ramo. Ela só precisava de água saudável, ar puro e a terra adequada para fazer o que consegue de melhor: Ser uma mini rosa.
Algumas vezes em nossas vidas também estamos limitados em vasos, cercado de ar frio, plantados em solo artificial, com pouca luz devido a tanta sombra... Somos colocados em lugares que nos limitam, nos sufocam, nos cercam de circunstâncias desfavoráveis, mas acho mesmo que é só questão de tempo para alguém nos retirar do ambiente insalubre para nos devolver ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído.
A parte mais difícil a mini rosa fez: Se manteve com suas folhas abertas e cresceu. Limitada, mas cresceu.
Não vale aqui a frase da modinha "Seja onde flor, floresça.". Às vezes não vai rolar. Mas se você souber aguardar o momento certo, logo retornará para o local apropriado ou aquele que você aprendeu a crescer saudavelmente.
Fica o aprendizado, a certeza de ter criado raízes e a disposição para mudar essas mesmas raízes de lugar.
Acredite em você e observe os sinais: Você não deve permanecer no lugar que não foi feito pra te fazer feliz.
E ainda sobre a raízes, acredite: levante suas raízes e siga em frente!
Comments
Post a Comment