Fazia algumas semanas que tinha, cuidadosamente, plantado mudas de frutíferas em meu sítio. Durante a visita de um amigo, enquanto ele passava pelo pomar, apontava para as mudas destruídas pelas pragas e comentava meio sorridente com a pessoa que o acompanhava. Eu não queria ter percebido a alegria dele naquilo que me entristecia, mas essa era a realidade.
Eram dias difíceis - pandemia, perdas de pessoas próximas, caos nos relacionamentos... Eu tentava a todo custo ver o lado bom das pessoas, mas uma nuvem negra sempre aparecia.
E talvez isso seja mais comum do que possamos imaginar.
Quantas pessoas estão do nosso lado que se alegram com as nossas derrotas? Se confortam imaginando que a vida está ruim pra todo mundo, e não somente para elas que nunca souberam fazer boas escolhas... Quantas pessoas que nos acompanham pessoalmente, por redes sociais ou até mesmo em Comunidades e nos impedem de crescer por considerar que não merecemos - ou está cedo?!? Quantas pessoas que permanecem próximas esperando nossa vitória sofrida para tentar pegar uma carona na ajuda que nunca deram...
Imagine agora o dono do barco que aceitou levar Jonas para Társis. Pense no desespero de todos naquela embarcação jogando seus pertences fora no meio de uma tempestade que era fruto de uma maldição que não era direcionada a eles. Imagina o alívio de permanecerem vivos e depois a tristeza de terem perdido tanta coisa por algo que não fizeram...
Um evento como este pode ser um grande conselho para nossos dias atuais. Escolher cuidadosamente quem entra no seu barco pode ser fundamental para que você não perca o que conquistou, ou até mesmo, a sua vida. Escolher quem caminha contigo pode ser a missão mais relevante para que você tenha dias tranquilos e uma navegação por águas calmas.
Ainda que você perca pouco materialmente, qualquer segundo sem a sua paz pode ser uma eternidade em dias tão difíceis como os atuais.
Olhe com mais cuidado ao seu redor; Seja mais cuidadoso com suas escolhas.
Lembra de Jesus? Milhares de seguidores, 12 apóstolos, talvez 2 amigos e somente um deles com a coragem de acompanhá-lo até a cruz...
Que tenhamos sabedoria para escolher quem entra em nossa vida, com quem partilhamos nossa intimidade, aqueles pra quem estaremos disponíveis e quem permanece em nosso barco.
Que possamos amar a todos, mas tenhamos sabedoria para confiar somente em quem merece.
Alexandre Barreto
Instagram: Alex Barreto
Facebook: Alex Barreto
Comments
Post a Comment