Comecei o dia dando uma espiada nas notícias enquanto tomava meu café. Já se tornou um hábito pesquisar fontes que me tragam coisas boas, antes de navegar pelas que vivem do alarde e catástrofes.
Observei a foto de um senhor numa máquina de costura. Era David Eichblatt, um engenheiro que trabalhou para a NASA e aprendeu a costurar enquanto fazia pára-quedas para a Apollo. Com sua velha máquina de costura de 1954 resolveu fazer máscaras gratuitas para profissionais de saúde. Com a ajuda de outras pessoas, já fabricaram mais de 4100 máscaras até agora.
Aqui no Brasil, depois que restaurantes foram obrigados a fechar, algumas almas gentis resolveram fazer comida, colocar em marmitas e distribuir gratuitamente para caminhoneiros nas estradas.
São alguns exemplos de pessoas que encontraram um propósito no meio de uma pandemia letal.
Todo mundo tá um pouco surtado e com medo. Quem não está não tem planos, não tem família e vive o "tanto faz". Por um lado, o medo é um bom remédio para nossa luta diária. Ele nos faz repensar algumas atitudes e estabelecer limites. Por outro, surtar não é legal e não tem utilidade.
Vivemos um bom momento para pensarmos fora da caixa. Eu, você, todos os pobres mortais. Gosto muito do ditado que diz que "na crise uns choram e outros vendem lenços". A começar por você, que tal tornar a vida de alguém mais leve, incentivar, mostrar saídas, ter empatia?!?
Tem uma habilidade? Faz um vídeo e compartilha. Tem uma boa notícia? Fala pra quem puder. Pode transmitir uma boa mensagem? Não espera mais.
Tudo bem ficar meio perdido agora, mas a ciência já comprovou que a gente aprende muito mais quando ensina. Não carrego a pretensão de ensinar nada a ninguém, mas não desisto de ver o lado bom mesmo em situações difíceis. Afinal, se você não der certo, quem fará isso por você?!?
Mude seu olhar, seu hábito, seu diálogo, seu pensamento. Concentra no que te traz esperança e a certeza de que amanhã será um novo dia. Talvez não tão ensolarado, ou quem sabe seja mesmo chuvoso e com tempestades. Mas a gente sabe que viver é isso mesmo: Dias bons intercalados pelos maus.
Escolha aprender nos dias maus para ser pleno nos dias bons.
Alexandre Barreto
Comments
Post a Comment