Quantas vezes você já não deparou com alguém, que chamou o amigo de "alemão". Este sujeito "alemão", não tem olhos azuis, muito menos uma cabeleira loira e volumosa. É negro (e não moreno como dizem alguns), olhos pretos, cabelo ralo. E com um lindo sorriso no rosto pelo apelido, dito com carinho por um companheiro.
Na verdade, não importa se for por apelidos, um gesto, mas o importante é que todo tratamento que damos ou recebemos deve ser dado com respeito! E é sobre respeito que desejo falar agora. Refleti muito sobre isto, e pesquisei na prateleira das minhas experiências tudo aquilo que aprendi sobre este assunto.
Aprendi que o mandamento divino - "amai ao próximo como a si mesmo" - apesar de ser o resumo dos 10 mandamentos, ainda pode ser mais sintetizado: respeito.
E descobri que ele possui duas características essenciais: ele é de graça e de graxa.
Quando falo "de graça" é porquê você não precisa pagar nada para conquistá-lo. Ele é seu, todo seu, e ninguém tem o direito de tirá-lo de você. Muitas vezes, as pessoas nos fazem sentir inferior, sem respeito próprio. Ferem a nossa dignidade. Nestes momentos, é importante entender que você tem que se amar antes de amar qualquer pessoa. Você deve respeitar a si mesmo, e exigir este respeito.
Respeitar a si mesmo é amar aquelas pessoas que tanto gostam de você. Por isto, também respeite a sua saúde. Evite forçar muito sua coluna no trabalho, e não se mate por causa dele. Há pessoas que vivem para trabalhar, e não trabalham para viver. Aproveite melhor os seus finais de semana. A conseqüência disto será um sorriso sincero e um pensamento mais ou menos assim: "Putz, essa semana eu vou arrasar!".
Lembre sempre dos conselhos dos seus pais, e principalmente, que eles são os únicos em sua vida que torcem fanaticamente pela sua felicidade. Respeite-os, e aprenda com eles o máximo que você puder. Só descobrimos o quanto eles estavam certos ao nosso respeito quando eles nos deixam, e quando enfrentamos os desafios impostos pelo mundo.
Quando falo que o respeito é de "graxa", é porquê ele é capaz de amortizar as diferenças entre os relacionamentos humanos, tornando as pessoas verdadeiras engrenagens da máquina da vida.
Ele carrega em si as quatro operações básicas: as diferenças que antes dividiam passam a somar, multiplicam o envolvimento e subtraem as chances de atrito. Respeite, e torne-se um cidadão universal!
Percebi estudando as máximas de vários pensadores, que não houve maior personalidade dentre os homens como a de Jesus Cristo.
Entendi que ele levou tão a sério o respeito ao próximo, que foi capaz de dar a sua vida por aqueles que não respeitaram sua visão de mundo. Não importa a sua religião, creia apenas que seus mandamentos se resumem a isto: Respeitar o seu próximo como a si mesmo. Quando você respeitar a sua dignidade, os seus pais e o seu próximo, você promoverá uma mudança radical nas pessoas que estão ao seu redor e possivelmente, em toda humanidade!
Você pode não ver de imediato o efeito, mas ele começa a dar frutos quando você menos esperar. Por isso, lembre-se destas palavras: Respeite-se, respeite seus pais e respeite o seu próximo como a você mesmo.
É um pouco redundante, mas quando estas palavras estiverem gravadas em nossos corações, elas se transformarão em atitudes que farão eco por toda eternidade.
Renato de Amorim Gomes
Comments
Post a Comment