O portão de madeira da casa da serra já estava preto. Há muito o verniz já tinha sido consumido pelo sol, vento, chuva e poeira constantes. Resolvi que o restauraria e pra isso comprei os materiais e ferramentas.
A tarefa era árdua e depois de um tempo percebi que seria muito difícil deixá-lo como antes. Numa parada que dei pra respirar, passou o vizinho:
- Tá fica do bonito!
- Não sei se vou conseguir. O desgaste está muito grande.
- Alexandre - disse ele -, não tente fazer tudo de uma vez. Tenta caprichar em cada parte que conseguir fazer por dia.
Aquilo pra mim não fazia sentido. Eu queria tudo pronto pra ontem. Mas foi na observação do vizinho que percebi que não precisava e não conseguiria fazer tudo naquele mesmo dia se quisesse algo bem feito.
Resultado: em 3 dias consegui renovar meu portão e me pareceu melhor do que quando o comprei.
Na vida da gente também é assim. A gente quer levantar uma parede inteira de uma só vez e se esquece de observar o trabalho paciente de um bom pedreiro que, desde o primeiro tijolo, verifica o nível e alinhamento de cada tijolo.
A gente precisa mudar sim. Precisa mudar sempre. Precisamos evoluir e o segredo reside no fato de que SEMPRE precisaremos crescer. Se nosso foco se mantiver numa mudança sólida e constante, pouco importa a velocidade dela. Que seja um único tijolo bem alinhado e nivelado por dia!
Acho que o segredo é olhar pra trás e constatar com alegria que crescemos lentamente e deixamos de ser mimados, egoístas, murmuradores e estamos hoje num nível mais elevado do que éramos no passado.
Cansado de esperar o jardineiro que nunca vem, resolvi que vou cuidar do meu jardim hoje. Um trecho de cada vez. Uma seção de poda a cada momento.
Enquanto descanso na rede pela tarefa cumprida hoje, planejo pra amanhã o que posso fazer pra ser um Alexandre melhor.
E a vida tem seguido no balanço suave da rede estendida na varanda.
Alexandre Barreto
Comments
Post a Comment