Skip to main content

Mentira é Essencial

Mentira é essencial. Ninguém vive sem ela. Sobreviver é até possível mas a qualidade da existência pode ser um tanto prejudicada - e a vida social, destruída.

Honestidade completa só existe na mente ideológica e iluminada de seres diáfanos - elfos, duendes, anjos da guarda -, no medo congelante daqueles que temem o inferno ou no discurso de ingênuos o bastante para crer no maniqueísmo da psique. Mas a vida não é assim tão simples.

Sinceridade total é um mito criado por pessoas tão fracas que não conseguem arcar com o peso de seus desejos, decisões, da sua sombra. A angústia em lidar com o que não suportam e não controlam é tanta que a única saída é jogar, transferir o ônus da resolução. “Mas eu fui sincero” é frase corriqueiramente proferida por experts em se esquivar da própria culpa. É apenas um meio egoísta e vil de sair de uma história como o bonzinho corajoso. É uma necessidade patológica de sentir-se com a consciência tranquila, não importando se o outro ficará devastado pelo que ouviu.

Já menti. Algumas vezes, para me poupar de dores de cabeça. Em outras, por simples malandragem - nessas, me arrependi: também não acredito que a mentira seja um vestido preto para ser usado em todas as ocasiões. Mas, a maioria, por saber que a verdade seria cruel e, pior, inútil. Creio que uma relação precisa ser construída com base na confiança e traço o meu caminho desta forma. Mas também creio que essa mesma relação precisa de espaços individuais, áreas nas quais o parceiro não entre, por puro respeito. Dois não viram um quando estão juntos. Dois continuam dois porque, do contrário, serão aniquilados e transformados em uma massa amorfa, uma liga sem força nem identidade. Quando esse território privado é invadido pela insegurança alheia, ou por uma vontade incessante de agradar o parceiro, o que acontece, cedo ou tarde, é o nascimento da raiva. Porque, convenhamos, não dá pra ser feliz com a obrigação de partilhar cada pensamento. Não dá para ser feliz sendo monitorado, avaliado. Não dá para ser feliz estando, a todo instante, numa vitrine.

Eu sei que o homem que está ao meu lado tem desejo por outras mulheres. Ele é humano, assim como eu. Se eu gostaria que ele me contasse em detalhes como sonha transar com sua musa? Não, odiaria. Por isso não pergunto. Evito ouvir uma verdade que me machucaria ou fazê-lo mentir para me agradar.

Honestidade absoluta é mais letal do que a mentira: é quase impossível odiar quem se põe na situação de ser desculpado. É muito fácil odiar a si mesmo por não desculpar.

Mentira é um estrondoso tiro de fuzil. Honestidade absoluta, uma lenta intoxicação por chumbo. Mas ambas matam.

Ailin Aleixo
Revista Alfa

Comments

Popular posts from this blog

O Lado Fatal

I Quando meu amado morreu, não pude acreditar: andei pelo quarto sozinha repetindo baixo: "Não acredito, não acredito." Beijei sua boca ainda morna, acarinhei seu cabelo crespo, tirei sua pesada aliança de prata com meu nome e botei no dedo. Ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso. Muita gente veio e se foi. Olharam, me abraçaram, choraram, todos com ar de incrédula orfandade. Aquele de quem hoje falam e escrevem (ou aos poucos vão-se esquecendo) é muito menos do que este, deitado em meu coração, meu amante e meu menino ainda. II Deus (ou foi a Morte?) golpeou com sua pesada foice o coração do meu amado (não se vê a ferida, mas rasgou o meu também). Ele abriu os olhos, com ar deslumbrado, disse bem alto meu nome no quarto de hospital, e partiu. Quando se foram também os médicos e sua máquinas inúteis, ficamos sós: a Morte (ou foi Deus?) o meu amado e eu. Enterrei o rosto na curva do seu ombro como sempre fazia, disse as palavras de amor que costumávamos trocar. O silêncio ...

Pra Rua Me Levar* - e Divagações**

“Não vou viver como alguém que só espera um novo amor,  há outras coisas no caminho onde eu vou.  Às vezes ando só trocando passos com a solidão,  momentos que são meus e que não abro mão.” O que é o tão descrito amor e quais os sentimentos que ele envolve? As pessoas hoje em dia confundem muito – e talvez nem saibam – o que de fato representa o amor. Sem respeito, admiração, companheirismo, cumplicidade, alegria, realização e tantos outros detalhes, o amor nunca pode acontecer plenamente dentro de alguém. Por isso mesmo, o amor compreende muito mais que um único sentimento na vida das pessoas e nunca pode andar divorciado de outras ações. Existem momentos em que somos forçados a andar sozinhos - trocar passos com a solidão. Não porque queremos, mas porque não existe outra opção. Essa caminhada acaba sendo necessária, mesmo porque, a solidão não deve assustar e nem comprometer o sono: Passado algum tempo de aprendizado você passa a se conhecer, aceitar e ser feliz, i...

Desiderata *

Caminha calmo entre o ruído e a pressa e pensa na paz que podes encontrar no silêncio. Na medida do possível, e sem render-te, mantém boas relações com todas as pessoas. Diz tua verdade de maneira tranquila e clara; e escuta aos demais, inclusive ao teimoso e ignorante, pois eles também têm sua própria história. Evita as pessoas barulhentas e agressivas, pois elas são um desgaste para o espírito. Se te comparares aos demais, podes tornar-te vaidoso ou amargurado, pois sempre haverá pessoas menores e maiores que tu. Desfruta de teus êxitos, assim como de teus planos. Mantém o interesse em tua profissão, por mais humilde que seja; ela é um verdadeiro tesouro no fortuito mudar dos tempos. Sê cauteloso em teus negócios pois o mundo está cheio de enganos, mas não deixe que isto te torne cego para a virtude que existe. Há muitas pessoas que se esforçam por alcançar nobres ideais. Em todo lugar a vida está cheia de heroísmo. Sê sincero consigo mesmo. Especialmente,...